terça-feira, 30 de abril de 2019

Tire suas dúvidas gratuitamente com um consultor FCSI durante a Fispal 2019



Bares de espera ou devemos falar do conceito de bar restaurante ou gastrobar?

Empresários do ramo de restaurantes estão abrindo filiais de suas casas, mas que seguem o modelo do bar restaurante ou gastrobar. Estamos assistindo o crescimento de casas deste estilo, mas não devemos confundir isto com uma tendência, ou pelo menos não como uma tendência atual.

Estamos seguindo um movimento mundial que já vem acontecendo há muito tempo. Este formato é uma boa oportunidade para ampliar o faturamento  de um restaurante com toda a sinergia do uso da mesma cozinha de produção, das compras integradas e do ganho nas negociações.

Um bar é um estabelecimento mais simples, em geral um balcão e pequenas mesas. Ele se caracteriza por servir bebidas alcoólicas e acompanhamentos como petiscos e iguarias, nada muito sofisticado. A comida é simples, caracterizada pela facilidade de preparo.

Nos gastrobares ou bares restaurantes, a comida é um dos pontos fortes, e muitas vezes pode se transformar na estrela da casa.

Os Gastrobares

O conceito não é novo. Encontramos uma matéria publicada em 2011 no UOL com o título ‘Gastropubs propõem atmosfera e preço de bar com gastronomia de restaurantes’,   onde Gabriela Sampaio Fergusson já escrevia sobre o assunto: “A nova onda do momento são os Gastropubs ou Gastrobares em português. A ideia vem do exterior e se aplica a bares que oferecem comida de restaurante a preços não muito caros e com ambiente descontraído, como todo bar deve ter”.

Não gosto da simplificação do conceito “a preços não muito caros”, pois entendo que isto não é o fator que define este movimento. Na verdade, temos a sofisticação da produção da comida nestas casas, algo que nunca foi a preocupação dos bares tradicionais.

Confira também a entrevista com William Alexandre, um dos sócios do Clã Destino Gastrobar, um modelo de bar que oferece comida de qualidade.

É fato que o bar tem se transformado, em especial nos horários de almoço, em verdadeiros restaurantes, com cardápios enxutos e menos sofisticados. Estas casas entraram na competição com os restaurantes.

Os Bares de Espera

É comum nas casas mais sofisticados, a existência de um bar que sempre funcionou como uma espera para os comensais que ainda aguardam algum convidado e não querem passar diretamente para a mesa.

A novidade é o desenvolvimento de uma casa próxima ao restaurante, para fazer as vezes de bar de espera. Foi isto que fez o restaurante Les Comptoir dirigido por Yves Camdeborde, em 2009: eles abriram o Les Avant-Comptoris. O famoso restaurante sempre contou com uma longa fila de espera.

O bar de vinhos “Les Avant-Comptoirs”, que traduzido o nome seria literalmente “antes do Comptoir” era um lugar para o cliente que esperava para comer no restaurante.

O problema é que Yves Camdeborde não queira apenas algo simples, e acabou buscando desafiar o conceito de muitos parisienses que só se pode comer bem sentado. Com um cardápio próprio, o bar se transformou num sucesso e também está sempre lotado.

Le Jazz Petit

O Le Jazz Brasserie da Rua Pinheiros 254 ganhou a companhia do Le Jazz Petit. São apenas 25 lugares, o que é uma das marcas destes novos negócios pois, diferentemente dos restaurantes, em um bar é possível consumir em pé.

Mas a casa também oferece um cardápio de petit plats, como a lula à la plancha com recheio de jambon, abobrinha e migas de pão e os croquetes de bacalhau com azeite e salsinha.

Vizinho ao restaurante, o  Le Jazz Petit conta com apenas 25 lugares

Teus

No Teus, os conceitos novamente se fundem, mas a casa se denomina um restaurante bar, estando na sua página no facebook e na url que escolheram para direcionar para seu site. No Guia Folha, ele é um restaurante, para a Veja São Paulo ele é um bar-restaurante.

O cardápio apresenta uma boa seleção de drinques que aproxima a casa do modelo dos bares

O menu, com um prato fixo todos os dias, dá o tom da proposta da casa, deixando claro que antes de um bar, é de fato um restaurante. Mas o cardápio enxuto, descomplicado, aproxima a casa da proposta dos novos restaurantes e o aproxima dos bares pela oferta de uma seleção de drinques.

Os pratos do dia e as opções do cardápio não deixam dúvida de sua vocação de restaurante
No cardápio. o polvo grelhado, batatas ao murro e aioli

Due

No Due, o formato de bar de espera é mais claro, pois ele funciona ao lado do Due Cuochi. Mas isto na o impede de ter um cardápio exclusivo. Veja São Paulo e Guia da Folha não o classificam, mas no próprio site do grupo, a sua opção como bar de espera está clara.

Os bares são casas mais simples, que requerem montagens menos complexas e ampliam a possibilidade de ganhos e de recuperação do capital investido em menor tempo. Também são menos arriscados do que uma filial, pois não tentam seguir o padrão do primeiro empreendimento.

Na proposta dos donos, ele é um bar de espera com cardápio próprio, mas não duvidamos que ele possa crescer independente da casa principal.

Due é o bar de espera do restaurante Due Cuochi do Itaim

El Balcón

Segue o mesmo formato, mas o Guia da Folha o classifica com um Bar restaurante e a Veja São Paulo com um bar. De fato, este deve ser o único problema destas casas, pois estamos vendo o crescimento de uma nova categoria de negócio. No futuro, talvez seja necessário classificá-los de forma diferente.

El Balcón é o bar de espera do restaurante La Peruana

Com capacidade para 20 pessoas, ele confirma a aposta em pequenos lugares. Se alguém tem dúvida da opção, basta lembrar que o aluguel em São Paulo é um dos maiores problemas enfrentados por empreendimentos gastronômicos.

O bar da chef Marisabel Woodman, do restaurante La Peruana,  também funciona como um bar de espera para o restaurante.

O futuro do formato

Muito mais que uma tendência, este formato demonstra ser um modelo rápido para a expansão sem a necessidade de criação de uma rede. Com casas próximas, a administração é mais simples e, assim, os riscos reduzidos.
O formato também é parte do sucesso com cardápios enxutos e poucos lugares. Mas engana-se quem pensa que as equipes são pequenas: muito pelo contrário, em alguns casos o número de funcionários impressiona.
Em postagem do Teus restaurante bar, é possível ver o tamanho da equipe da casa
A grande questão que demonstramos na análise das classificações é que estamos assistindo ao desenvolvimento de uma nova categoria. Para efeito de classificação, talvez seja melhor assumir o modelo de bar-restaurante ou de gastrobar.
Agora, o que faz destes formatos um sucesso, é que eles demonstram que o grande vilão dos negócios em gastronomia, a rentabilidade dos antigos modelos, é algo que podemos não ver no futuro. Os bares restaurantes ou gastrobares oferecem uma maior rentabilidade em sua operação.
Le Jazz Petit
Rua dos Pinheiros 262
facebook – https://www.facebook.com/LE-JAZZ-PETIT-1513389538929034/
http://www.lejazz.com.br/#
Teus Restaurante Bar
Rua Natingui, 1548
http://www.teusrestaurantebar.com.br/
https://www.facebook.com/teusrestaurantebar/
Due
Rua Manoel Guedes, 85
http://www.duecuochi.com.br/due/
El Balcón
Alameda Campinas 1333

Por Redação

Fotos: facebook das casas

O post Bares de espera ou devemos falar do conceito de bar restaurante ou gastrobar? apareceu primeiro em Infood.


Bares de espera ou devemos falar do conceito de bar restaurante ou gastrobar? Publicado primeiro em https://infood.com.br

Favas guisadas com entrecosto

Está a chegar a tão afamada época das favas e quem não adora um bom prato de Favas guisadas com entrecosto! Experimente esta receitas que e deliciosa!

Como fazer a receita de Favas guisadas com entrecosto

Modo de preparação

  1. Depois das favas descascadas faça um refogado com o azeite, o alho, a cebola e a folha de louro.
  2. Logo que comece a alourar junte a carne e o chouriço e deixe suar mexendo de vez em quando.
  3. Junte o vinho branco, junte as favas, adicione sal e os coentros picados, cubra com água e deixe cozer em lume brando até a carne e as favas estarem macias e apuradas.
  4. No fim junte umas folhas de hortelã.
  5. Sirva com salada de alface.

Bom proveito!

Pode interessar-lhe também:

O conteúdo Favas guisadas com entrecosto aparece primeiro em Ideias e Receitas rápidas fáceis e deliciosas.


Favas guisadas com entrecosto Publicado primeiro em https://www.ideiasereceitas.com/

Cartão para o Dia das Mães: um jeito carinhoso de expressar seu amor

Fazer um cartão para o Dia das Mães é uma ótima maneira de agradá-la com uma lembrança feita por você com muito carinho. Além disso, são opções práticas e econômicas para quem quer presentear de forma singela sem deixar o momento passar em branco. Por isso, o cartão é uma ótima alternativa para que a mãe recorde sempre esta data com afeto.

Índice do conteúdo:

25 ideias e sugestões para presentear a sua mamãe

Existem vários tipos de cartão para o Dia das Mães. Você pode encontrar modelos na internet para imprimir, fazer o seu com diversos adereços e aplicações, de diferentes formas e materiais. Inspire-se para escolher um cartão para sua mãe:

1. Flores de crochê vão impressionar a sua mãe

2. Cartão para o Dia das Mães com raspadinha superdivertido e criativo

3. O cartão também pode funcionar como embalagem do presente

4. Lindo cartão para o Dia das Mães com latinha para um efeito diferente

5. Cartão para o Dia das Mães com flores de papel: simples e fofo

6. Modelo maravilhoso de cartão tipo caixinha cheia de surpresas

7. Cartão para o Dia das Mães incrível com linha no papel

8. Que tal presentear com flores em forma de cartão? Lindo modelo para imprimir

9. Se você quer adicionar fotos ao seu cartão, este é o ideal

10. Linda composição de cartões com aplicação de flores secas

11. Cartão para o Dia das Mães superfofo e criativo

12. Mais uma inspiração linda de cartão caixinha de papel

13. Que tal um cartão com espaço para pequenos bombons?

14. Cartão maravilhoso para a mãe levar sempre com ela e lembrar de você

15. Modelo incrível de cartão para o Dia das Mães com flor de papel 3D

16. Outra forma de fazer o efeito 3D em um cartão simples e muito especial

17. Um potinho de amor para encher o coração da mamãe

18. Cartões no papel kraft com colagens coloridas ficam um charme

19. Aquele cartão cheio de amor e carinho para agradar as mães

20. O cartão explosão é uma opção muito divertida, você entrega assim:

21. E quando sua mãe abrir ele vai ficar assim: lindo!

22. Barbantes e corações para um cartão simples e delicado

23. Cartão para o Dia das Mães colorido com aquarela

24. E para incrementar o cartão, que tal uma latinha transparente com confetes de chocolate?

25. Um cartão simples com uma frase inspiradora é uma ótima escolha

Você pode optar tanto por imprimir um cartão com uma mensagem de sua preferência, quanto fazer o seu com os materiais que você desejar. O importante é que o cartão para o Dia das Mães seja feito com muito carinho e que você coloque aquilo que ela vai gostar.

Como fazer um cartão para o Dia das Mães

Para aqueles que desejam fazer o seu cartão personalizado e feito à mão para alegrar a sua Mãe, veja aqui algumas inspirações, dicas e tutoriais com o passo a passo para produzir lindos cartões para o Dia das Mães.

Cartão 3D para o Dia das Mães

Aprenda de um jeito fácil a fazer um cartão com flores 3D, com papéis simples e fáceis de encontrar. As flores são feitas com papel sulfite branco e o miolo das flores você pode pintar com canetinha. O segredo do efeito 3D são as dobraduras das flores, que Sandra Nunes mostra o passo a passo de como fazer.

Cartão com flores de papel

Este cartão também é feito com flores de papel de um jeito superfácil de fazer. Depois que fizer as flores com a tesoura, basta colá-las em uma folha de papel fazendo a forma de um coração, para fazer a capa do cartão. A mensagem de dentro você pode escrever da forma que desejar.

DIY – Cartão cascata para o Dia das Mães

Se você é do tipo que gosta daqueles cartões com engenhocas e efeitos surpreendentes, este modelo é perfeito. O cartão apresentado por Giovanna Lima propõe uma cascata de coração que se movimenta conforme você puxa uma parte do papel para ler a mensagem. É um cartão simples mas impressionante.

Cartão simples para o Dia das Mães: desenhar e colorir

Quer fazer um cartão fofo desenhado e colorido por você mesmo? Este vídeo vai te ajudar com o passo a passo dos traços desenho e uma sujestão de como você pode pintar com canetinhas e lápis de cor.

Cartão para o Dia das Mães com molde para imprimir

O cartão vaso de flor é uma ótima opção para agradar as mamães no seu dia. No vídeo, você confere o passo a passo para montar o cartão e também tem acesso ao link para imprimir os moldes. Este cartão é excelente para quem quer algo mais elaborado e personalizado com muita delicadeza.

Separe alguns materiais disponíveis e comece a fazer o seu cartão para o Dia das Mães. Você também pode misturar várias ideias dos vídeos para compor o seu próprio cartão personalizado. Lembre-se de deixar uma mensagem cheia de carinho e assine seu nome. Coloque a criatividade para trabalhar e todo seu amor por ela que o resultado será um lindo cartão para o Dia das Mães.

O post Cartão para o Dia das Mães: um jeito carinhoso de expressar seu amor apareceu primeiro em Dicas de Mulher.



Cartão para o Dia das Mães: um jeito carinhoso de expressar seu amor Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br/

15 receitas de bolo de batata doce para se deliciar de maneira saudável

O bolo de batata doce é uma ótima opção de prato para ser inserido no cardápio de quem busca uma alimentação saudável. Afinal, o consumo do carboidrato de baixo índice glicêmico ajuda a diminuir o apetite e ainda fornece energia. Isso sem contar nos nutrientes presentes no legume.

Para fazer uma massa de bolo bem gostosa com o uso da batata doce, basta conferir as receitas abaixo e escolher a sua favorita:

1. Bolo de batata doce tradicional

iStock

Bateu aquela vontade de comer um bolo simples de ser feito, mas que não decepciona pelo sabor? Então, essa pode ser a receita ideal para você. Além disso, a massa leva um toque de leite condensado, que combina muito bem com a batata doce. Aprenda a fazer.

2. Bolo de batata doce com coco

Nessa receita, primeiro, os ingredientes líquidos são batidos no liquidificador. Depois, os secos também entram em cena. Apenas o fermento é adicionado posteriormente. Se é um passo a passo simples e um gostinho de coco que você quer, confira essa opção.

3. Bolo de batata doce com leite condensado

Além de combinar o sabor da batata doce com leite condensado, nessa receita, o bolo é decorado com açúcar de confeiteiro. Isso faz com que o sabor fique bem docinho. Sem contar que a aparência fica bem charmosa. Vale a pena experimentar. Veja o passo a passo.

4. Bolo de batata doce fofinho

Para quem busca praticidade, vale a pena conferir uma receita de massa que é feita no liquidificador. Além disso, essa é uma opção livre de glúten e lactose e conta com o acréscimo de chia. Tudo isso faz com que essa seja uma receita fitness.

5. Bolo de batata doce e chocolate

Feita sem glúten, sem leite, sem soja e sem açúcar branco, essa é uma opção saudável para ser saboreada no seu dia a dia. Para que o resultado final fique bem gostoso, o chocolate em pó entra em cena. Com um passo a passo prático, você vai querer fazer sempre essa receita em casa. Corra para ver os detalhes do preparo.

6. Bolo de batata doce, chocolate e aveia

Com uma massa fofinha e uma textura cremosa, essa receita surpreende pelo sabor. Para melhorar ainda mais, o resultado é nutritivo, pois é rico em fibras e proteínas e conta com apenas 6% de gordura. Uma ótima opção para se deliciar de maneira saudável. Confira o passo a passo.

7.Bolo de batata doce, chocolate e nozes

Em um primeiro olhar, esse bolo parece uma nega maluca tradicional. Porém, ao dar a primeira mordida, já dá para perceber que tem algo especial na massa. Isso acontece devido ao uso de batata doce e nozes. Além disso, também há o passo a passo de uma calda para fechar a receita com chave de ouro. Aprenda a fazer.

8. Bolo de batata doce com aveia e passas

Simples de ser feita, essa é uma receita que conta com o acréscimo de chia, uva-passa e farinha de aveia. O resultado é um bolo saudável, mas que não deixa o sabor de lado. Tudo isso com um passo a passo para lá de simples. Confira a receita completa.

9. Bolo de batata doce com banana

Para deixar o sabor do bolo ainda mais gostoso, essa receita conta com o acréscimo de banana. A fruta também faz diferença na textura da massa, que fica mais densa. Além disso, essência de baunilha e canela em pó entram em cena para aromatizar o prato. Veja como fazer.

10. Bolo de batata doce com leite de coco

Se você busca praticidade, essa receita pode ser uma ótima pedida. Isso porque ela usa a farinha de batata doce, que é comprada pronta. Assim, você evita ter que descascar e cozinhar o legume. Assista ao vídeo e aprenda o passo a passo completo.

11. Bolo de batata doce crua e integral

Nessa receita, todos os ingredientes são batidos juntos no liquidificador, incluindo a batata doce crua. Isso faz com que o tempo de preparo não seja tão demorado. Afinal, não é preciso cozinhar o legume. Além disso, o coco dá um sabor especial ao bolo, já que vários ingredientes usados usam ele como base, como o açúcar, o óleo o leite e até a fruta ralada.

12. Bolo de batata doce para pré-treino

iStock

Para testar essa receita em casa, é preciso bater gemas com açúcar e manteiga ghee. Depois, batata doce e água são adicionadas à mistura. Então, claras em neve e fermento em pó também entram em cena. Para finalizar, basta levar a massa para assar. Confira a receita completa.

13. Bolo de batata doce fit

Com uma massa de liquidificador e com uma textura densa e molhadinha, mas com uma casquinha crocante, essa receita pode surpreender. Ela é fácil de ser feita e, mesmo assim, conta com um gostinho bem especial. Veja o vídeo com todos os detalhes dessa delícia.

14. Bolo de batata doce salgado simples

Nem só bolos doces podem ser feitos com a batata doce. Se você quer uma opção salgada para o seu dia, essa pode ser a receita ideal. Para isso, é preciso ter em mãos o legume ralado cru, farinha de amendoim, quinoa em flocos, ovos, óleo, espinafre, temperos, vinagre, fermento em pó e bicarbonato de sódio. Confira o passo a passo.

15. Bolo de batata doce salgado temperadinho

Parecida com a opção anterior, aqui, a farinha de amêndoas é a escolhida para o preparo do bolo. Para quem gosta do sabor suave dessa oleaginosa, essa receita pode se ser perfeita. Isso com um passo a passo simples de ser reproduzido em casa. Veja o vídeo com todos os detalhes.

E aí, gostou das receitas da lista? Se você for uma pessoa curiosa, pode querer saber ainda mais sobre a batata doce. Assim, você pode ver quão bem faz inserir esse ingrediente ao cardápio.

O post 15 receitas de bolo de batata doce para se deliciar de maneira saudável apareceu primeiro em Dicas de Mulher.



15 receitas de bolo de batata doce para se deliciar de maneira saudável Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br/

Sequilho de coco fácil

Que tal um biscoitinho muito saboroso para o café da tarde? Aprenda a preparar hoje mesmo esse sequilho de coco superfácil!

Tempo: 40min
Rendimento: 30 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Sequilho de coco

  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 3 gemas
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 9 colheres (sopa) de açúcar
  • 500g de polvilho doce (aproximadamente)

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture o leite de coco, as gemas, a manteiga e o açúcar até ficar homogêneo.

Junte o polvilho e mexa até obter uma massa em ponto de amassar. Se necessário, acrescente mais polvilho, aos poucos.

Faça cordões, corte e distribua em uma fôrma, um ao lado do outro.

Aperte levemente com um garfo e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente. Espere amornar e sirva.

 

COLABORAÇÃO: Leitora/leitor

 

LEIA MAIS

 


Sequilho de coco fácil Publicado primeiro em https://guiadacozinha.com.br/

Empadinha de presunto e queijo

Confira agora mesmo esta receita de Empadinha de presunto e queijo! Além de ser uma delícia, rende 50 unidades! Dá pra todo mundo apreciar!

Tempo: 1h (+30min de geladeira)
Rendimento: 50 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes da Empadinha de presunto e queijo

  • 4 e 1/3 de xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de manteiga
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de água (aproximadamente)
  • 1 gema para pincelar

Recheio

  • 300g de presunto ralado
  • 250g de queijo mussarela ralado
  • 1 xícara (chá) de requeijão cremoso
  • 2 tomates sem sementes picados
  • Sal e orégano a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a farinha, a manteiga e o ovo até formar uma farofa.

Adicione a água, aos poucos, até formar uma massa lisa e macia que desgrude das mãos.

Se necessário, acrescente mais água. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Para o recheio, em uma tigela, misture o presunto, a mussarela, o requeijão, o tomate, sal e orégano. Reserve.

Abra a massa com um rolo e forre forminhas de empada pequenas com 2/3 da massa.

Distribua o recheio entre elas e cubra as forminhas com a massa restante, apertando as bordas para fechar.

Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até dourar.

Deixe amornar, desenforme e coloque em forminhas de papel. Sirva.

 

COLABORAÇÃO: Adriana Rocha

 

LEIA MAIS


Empadinha de presunto e queijo Publicado primeiro em https://guiadacozinha.com.br/

Bisteca com molho de mostarda

Está sem tempo para preparar uma refeição saborosa? Então confira a receita dessa bisteca com molho de mostarda que fica pronta em apenas 30 minutos!

Tempo: 30min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes da Bisteca com molho de mostarda

  • 8 bistecas suínas
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal a gosto
  • Óleo para fritar

Molho

  • 1 cebola picada
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de mostarda
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite

Modo de preparo

Tempere as bistecas com o alho e sal a gosto. Frite, aos poucos, em uma frigideira com óleo até dourar, em fogo médio. Escorra sobre papel-toalha e reserve em uma travessa.

Para o molho, aqueça uma panela com a cebola e a manteiga, em fogo médio, e frite por 2 minutos.

Adicione a mostarda e refogue rapidamente. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture.

Despeje sobre as bistecas e sirva, se desejar, acompanhadas de salada de alface.

 

COLABORAÇÃO: Adriana Rocha

 

LEIA TAMBÉM


Bisteca com molho de mostarda Publicado primeiro em https://guiadacozinha.com.br/

Sardinha ao molho com farofa colorida

Aprenda esta receita de sardinha ao molho com farofa colorida, que além de ficar uma delícia, é muito prática e fácil de fazer!

Tempo: 40min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes da sardinha ao molho com farofa colorida

  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 2 cebolas fatiadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 4 tomates fatiados
  • 1kg de sardinha limpa inteira
  • Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
  • 1 lata de molho de tomate

Farofa

  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 gomo de linguiça calabresa picado
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura ralada
  • 1/2 lata de ervilha escorrida
  • 1/2 lata de milho verde escorrido
  • 1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada
  • 4 xícaras (chá) de farinha de milho
  • Sal e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Para a farofa, aqueça uma panela com a margarina, em fogo médio, frite a calabresa e a cebola por 3 minutos.

Adicione a cenoura, a ervilha, o milho, a azeitona e refogue por 3 minutos. Acrescente a farinha, sal, cheiro-verde, misture e desligue. Reserve.

Em uma panela, coloque o azeite e, por cima, faça camadas de cebola, de alho, de tomate e de sardinha temperada com sal e pimenta.

Repita as camadas, polvilhe com cheiro-verde e regue com o molho de tomate.

Leve ao fogo baixo tampado e cozinhe por 10 minutos ou até a sardinha amaciar. Desligue e sirva acompanhado da farofa.

 

COLABORAÇÃO: Adriana Rocha

 

LEIA MAIS


Sardinha ao molho com farofa colorida Publicado primeiro em https://guiadacozinha.com.br/

Baião de dois na pressão

Que tal preparar uma refeição completa sujando apenas uma panela? Parece maravilhoso, não é? Então aprenda a fazer o delicioso baião de dois na pressão!

Tempo: 50min (+5min de descanso)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do baião de dois na pressão

  • 1 xícara (chá) de bacon em cubos
  • 1 gomo de linguiça calabresa em rodelas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 xícaras (chá) de feijão-de-corda ou carioca cozido al dente
  • 2 xícaras (chá) de arroz parboilizado cru
  • 4 e 1/2 xícaras (chá) de água fervente
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara (chá) de queijo coalho em cubos
  • 1/2 xícara (chá) de salsa picada

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, em fogo médio, doure o bacon e a linguiça na própria gordura. Adicione a manteiga, a cebola, o alho e refogue por 2 minutos.

Acrescente o feijão, o arroz e a água. Tempere com sal, pimenta, tampe a panela e cozinhe por 8 minutos, em fogo baixo, após iniciada a pressão.

Espere a pressão sair naturalmente, abra a panela, misture o queijo coalho e deixe descansar por 5 minutos.

Transfira para uma travessa, polvilhe com a salsa e sirva em seguida.

 

COLABORAÇÃO: Ângela Cardoso e Fernando Santos

 

LEIA MAIS


Baião de dois na pressão Publicado primeiro em https://guiadacozinha.com.br/

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Fábula da galinha e do porco e o compromisso no projeto de restaurante



Brigada de cozinha: um trabalho em equipe que gera agilidade

O intrincado sistema de brigada de cozinha pensado por Escoffier é usado em todas as melhores cozinhas profissionais. Ele é capaz de diminuir o tempo de confecção de pratos a patamares mínimos, mantendo a alta qualidade do produto final, e gerar agilidade e lucro.

A brigada de cozinha está subdividida em praças de serviço, que são ocupadas por seus chefes, cozinheiros e ajudantes que respondem ao comando do chef de cozinha no atendimento dos pedidos e no pré-preparo dos ingredientes que compõe os pratos do cardápio. Cada uma dessas praças fica responsável por parte da confecção dos pratos. Às vezes, uma praça é responsável por dois ou mais ingredientes, e seus serviços precisam estar em total sintonia com as demais praças.

Esse engajamento é comandado pelo chef de partie (chefe de partida) que rege cada chefe de praça e seus componentes como se fosse uma grande orquestra que tocará uma sinfonia, sendo que cada instrumento deverá ter seu som ouvido no tempo certo. Manter toda essa organização não é um trabalho simples e exige dos chefes de praça, do chefe de partida e do chef de cozinha, atenção e dedicação máxima com comandos quase militares, que deverão ser obedecidos pelos demais componentes da equipe sem contestações.

Tomemos como exemplo um serviço clássico da cozinha francesa, onde há entradas, pratos principais 1º e 2º, pratos de transição e sobremesas a serem servidos e a brigada esteja dividida nas seguintes praças:

Panificação e confeitaria; Molhos, sopas e acompanhamentos; Guarnições; Carnes, aves e frutos do mar; Cozinha fria e saladas

O menu contém neste exemplo: 2 entradas, uma fria e uma quente acompanhada de pães e saladas; 2 pratos principais compostos por carne , ave ou fruto do mar, com molhos ou sopas e guarnições; 2 sobremesas, uma quente e uma fria, guarnecidas com caldas e acompanhadas de produtos de panificação ou confeitaria.

Para não alongarmos demais o exemplo, vamos usar apenas parte do serviço, ficando só com as entradas:

Um cliente pede do cardápio a entrada fria de vichyssoise que é acompanhada de croutons, outro cliente pede a entrada quente, uma tradicional sopa de cebolas gratinada acompanhada de pães tostados;

Para a cozinha, seguem os pedidos e são acionadas as praças de panificação para suprir os acompanhamentos de croutons para a entrada fria e de pães tostados para o quente. A praça de sopas irá confeccionar um das entradas em local diferente, já que uma das entradas é fria e, portanto, passa a responsabilidade para a cozinha fria, lembrando que cada uma das entradas deverá ser servida com seu acompanhamento ao mesmo tempo, no entanto, cada praça tem um tempo certo de confecção de sua parte da receita que compõe o prato.

Para complicar ainda mais, cada pedido precisa chegar à mesa de seu respectivo cliente em até 20 minutos após seu registro, limitando ainda mais os tempos de confecção de sua parte da receita em cada praça.

É claro que a praça de panificação não irá começar a fazer seus pães no minuto em que ouvir sua parte do pedido, mesmo porque, não haveria tempo o suficiente para confeccionar pães perfeitos e prontos a tempo no período de 20 minutos. Portanto, este serviço ficará a cargo do pré-preparo que manterá pães prontos para apenas finalizá-los, no caso, cortar em pequenos cubos um pão macio e transformá-los em croutons e tostar fatias médias de outro tipo de pão com casca mais dura para ser servida com a entrada quente.

A praça de sopas, no entanto, poderá ter que iniciar parte das receitas do zero para que o resultado com alta qualidade esteja perfeito ao final do tempo limite. A entrada quente, por exemplo, a sopa de cebolas, é servida com a fatia de pão tostado coberto por uma camada que queijo que vai ao forno para gratinar, mas, antes disso, precisa passar pelo processo de branquear as cebolas e caramelizá-las com nozes de manteiga e ainda ser espessado pelo roux leve, o que deverá ser feito nesses vinte minutos do tempo limite para obter um resultado perfeito ou então, o cliente receberá uma sopa com gosto acre das cebolas que tomará conta de todo o prato.

O exemplo é o mais simples possível, mas demonstra a importância do trabalho em equipe, da comunicação entre cada um dos chefes de praça entre si e também dele com seus cozinheiros e ajudantes e ainda, da regência de todo esse sistema de trabalho pelos: chef de partie e chef de cozinha.

Graças a esse sistema de brigadas, o trabalho em equipe feito nas praças fica ágil a ponto de se conseguir diminuir, em alguns casos, o tempo limite de 20 minutos para até metade disso, possibilitando excelência no serviço prestado ao cliente. Para se obter esse resultado, há a necessidade de treinamento e capacitação profissional, que será obtida através dos esforços e dedicação de cada um dos componentes da equipe.

Certo é que um cliente bem atendido fará seus elogios, e eles deverão ser distribuídos à equipe toda, pois, nenhum chef de cozinha, por mais competente que seja, será capaz de atuar com bom desempenho sem sua equipe.


Foto - Taís Pinheiro
texto - Marcelo Santos

*Marcelo Santos atuou chef de cozinha, professor de gastronomia, consultor de alimentos e bebidas e escritor

O post Brigada de cozinha: um trabalho em equipe que gera agilidade apareceu primeiro em Infood.


Brigada de cozinha: um trabalho em equipe que gera agilidade Publicado primeiro em https://infood.com.br

BDSM: o que significa e principais dicas para quem está iniciando

Você já ouviu falar de BDSM? O assunto ganhou muito destaque com o filme “50 Tons de Cinza”, mas ainda é um tabu para diversas pessoas. Já outras têm bastante interesse em aprender um pouco mais sobre o assunto.

Para esclarecer as dúvidas para quem está querendo conhecer mais sobre a prática, consultamos Tatiana T. Bovolini (CRP – 98621), sexóloga e psicóloga. Ela enumerou dicas, termos e as principais dúvidas sobre o BDSM.

7 dicas infalíveis para você começar a praticar

iStock

Tatiana explica que BDSM significa “Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo”. O termo refere-se a relações sexuais baseadas no prazer da dor. É uma prática que exige respeito e consentimento de quem está envolvido nela e que requer conhecimento dela como um todo.

Assim, é uma prática que pode confundir algumas pessoas e ter o seu propósito distorcido. Para os iniciantes, o BDSM é um universo a ser desbravado e algumas dicas podem facilitar esse processo. Confira algumas dicas para iniciar a prática de BDSM.

1. Palavra de segurança

A palavra de segurança ou “safeword” refere-se a uma palavra escolhida pelos parceiros ou parceiras para garantir a segurança do ato. Essa palavra é dita pelo submisso quando ele desejar interromper a prática. A palavra de segurança deve ser respeitada acima de tudo.

Mas qual palavra devo usar? A dica é que sejam utilizadas palavras de fácil entendimento e que não possam ser utilizadas em outro contexto ou gerar algumas deturpações. Por exemplo, se você utilizar a palavra “pare” como safeword, poderá aumentar ainda mais a vontade de quem está dominando. Opte por palavras simples, como “céu”, “pedra”, “mar”. Fique à vontade para escolher.

2. Acessórios

A prática do BDSM é otimizada com o uso de acessórios. Existe uma infinidade de acessórios como algemas, kit bondage, chicotes e muito mais.

Aqui, a dica é escolher acessórios que ofereçam segurança e conforto. Procure os produtos em lojas de sex shop confiáveis. As algemas, por exemplo, devem ter uma trava de segurança para que o seu par não fique preso. Conheça o seu corpo e o seu parceiro ou sua parceira, saiba quais são os limites dos dois, assim, você poderá escolher acessórios mais leves ou que machuquem mais.

3. Confiança

Para a prática do BDSM, é indispensável a confiança na outra pessoa. É preciso escolher alguém que você possa confiar e que você se sinta à vontade de forma completa.

4. Conhecimento

Para que a prática do BDSM seja bacana, é preciso que você busque conhecimento. Conhecimento sobre o seu próprio corpo, sobre a prática, sobre o ambiente e sobre a pessoa que você dividirá essa relação.

5. Esteja atenta

Quem está dominando deve ter plena atenção às reações de quem está sendo dominado. É preciso identificar quais as sensações que estão passando. Se o seu parceiro ou parceira está sentindo dor, se está cansado ou se está sentindo prazer.

Tenha atenção ao momento do gozo de quem está sendo dominado. Use essa percepção para controlar a hora do orgasmo. Esse controle fará com que a vontade de gozar aumente e na hora que acontecer, será uma explosão de sintonia.

6. Conheça os papéis e seja de maneira completa

Entenda os papéis em uma relação BDSM. Se você é uma dominadora, aja como uma, mantenha uma postura de controle e um olhar decidido.

7. Troca-troca

Uma relação BDSM tem os papéis bem definidos, mas nada impede que, com o consentimento de ambos, haja uma troca de papéis em determinado momento. Assim, é possível experimentar várias situações e vivenciar experiências que irão aperfeiçoar a prática.

Essas são as dicas para quem está começando a conhecer o universo do BDSM. É claro que com o tempo, as dicas são outras e mais aprofundadas. Por ora, busque seguir essas 7 diquinhas que preparamos para você dar início a essa busca pelo prazer que a relação oferece.

Dicionário BDSM: termos que você precisa conhecer

iStock

A prática BDSM é uma prática repleta de informações, regras e muito mais. Ela também traz alguns termos muito específicos que são conhecidos pelos praticantes. Conheça alguns dos termos mais famosos e essenciais do BDSM.

BDSM

Como falamos acima, BDSM significa “Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo”, mas cada termo tem o seu próprio significado.

Bondage significa ligação, elo e refere-se à prática de amarrar ou restringir os movimentos do parceiro. Já o termo disciplina, no BDSM, refere-se ao cumprimento das regras e normas estabelecidas entre os dois.

Já os termos dominação e submissão referem-se aos papéis dos participantes. Um relacionamento BDSM contém alguém que domina e alguém dominado.

Sadomasoquismo, o S e M, refere-se aos que gostam de estimular o sofrimento, sadismo, e aos que se sentem satisfeitos, masoquistas, permitindo que o sádico estimule esse sofrimento durante a prática.

Dom e Domme

Refere-se a quem domina. Dom para um dominador e domme para a dominadora. Eles controlam o submisso de forma consentida.

Sub

É quem se permite dominar com consentimento. É o submisso. O termo é válido para homens e mulheres.

Cena

É quando acontece uma interação, uma atuação da relação BDSM. Ela pode acontecer em qualquer lugar, basta que o casal, consentidamente, assuma os seus papéis de dom/domme e sub. É uma espécie de jogo erótico.

Escravo

É quem consente em dar total controle ao outro.

SSC

Significa são, seguro e consensual. É a sigla que norteia toda a prática BDSM. Ela deve respeitar a saúde mental, física e emocional dos envolvidos.

Switcher

O termo refere-se a quem troca de papéis, é a pessoa que exerce o papel de dominadora e submissa.

Baunilha

É o termo utilizado para pessoas que não praticam BDSM. É utilizado porque se refere ao sabor mais sem graça do sorvete.

Coleira

Pode ser apenas um acessório utilizado na prática, mas pode ser algo que marque a relação BDSM oficializada, um símbolo. Quando um dominador e um submisso oficializam uma relacionamento, diz-se que eles colocaram uma coleira.

Inicialmente, esses são os principais termos que você precisa saber para iniciar a prática BDSM. O universo dessas relações é bastante complexo e existem diversas coisas a serem aprendidas com o tempo.

Mais informações e curiosidades

iStock

É claro que a prática gera diversas dúvidas e é muito importante saná-las antes de dar início a uma relação BDSM.

Assim, a sexóloga Tatiana esclarece algumas das principais dúvidas e expõe as curiosidades e informações sobre o assunto. Confira:

Nem sempre BDSM envolve práticas sexuais

Exatamente! A prática BDSM nem sempre envolve sexo. Ela pode ser algo bastante intenso e sensual, mas não precisa ser necessariamente uma relação sexual. Por exemplo, uma massagem pode ser uma prática BDSM.

50 Tons de Cinza não tem nada a ver com BDSM

Tatiana afirma que o livro não aborda de forma 100% certa a prática. Ele traz muita fantasia e alguns desrespeitos na relação entre os praticantes, alguns descumprimentos de regras, etc.

É possível realizar o sufocamento com segurança?

Um dos maiores questionamentos sobre as práticas BDSM é o enforcamento, se é uma prática segura ou se pode machucar o sub. Para a sexóloga, é possível praticar o sufocamento com segurança.

Dessa maneira, tudo na prática do BDSM deve ser feito de forma segura, com o consentimento de ambos. É importante realizar pesquisas e entender a prática do enforcamento.

O BDSM pode ser considerado violência doméstica?

Há muita distorção sobre o que esse tipo relação realmente é e como ela funciona. Tatiana afirma que a prática não pode ser considerada violência doméstica de forma alguma. No caso do BDSM, existe um consenso entre os praticantes e ninguém é obrigado a realizar nada.

A prática do BDSM entre casais homoafetivos é possível?

Apesar de muitas pessoas acreditarem que apenas as mulheres podem exercer o papel de sub, essa prática não segrega gênero ou sexualidade e todos podem ser adeptos a ela. Basta encontrar um companheiro ou companheira que deseje praticá-la, estudar bastante sobre o assunto e ser feliz!

Existe amor entre um casal que realiza a prática?

Sim, é possível que haja amor. Alguns casais já vêm de um relacionamento longo ou já são casados.

Apesar disso, alguns casais preferem manter a relação contratual, sem vínculos emocionais. O que vale é você se sentir bem e saber os seus limites.

Eu nunca poderei dizer não ao dominador?

Tudo que é realizado no BDSM é com consentimento, então é possível negativar uma ação. Mas para que a prática seja realizada de forma completa, é importante que haja muita conversa entre os dois.

Essas são as principais dúvidas que podem surgir para quem está se interessando em realizar a prática. É importante conhecer bastante o BDSM e tirar todas as suas dúvidas antes de começar.

Como falamos, a prática BDSM é bastante complexa e requer estudos, pesquisas e trocas de experiência para que ela cumpra o seu verdadeiro papel, que é dar prazer através da dor.

Agora é hora de colocar essas dicas em prática e começar a se conhecer melhor. Mas nunca esqueça: você não é obrigada a nada e tudo tem que ser feito com o seu consentimento!

O post BDSM: o que significa e principais dicas para quem está iniciando apareceu primeiro em Dicas de Mulher.



BDSM: o que significa e principais dicas para quem está iniciando Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br/

Arroz de Pato Especial

Uma receita maravilhosa baseada no arroz de pato que se fazia antigamente! Vale muito a pena experimentar!

Como fazer a receita de Arroz de Pato

Modo de preparação

  1. Lave o pato, escorra e corte-o ao meio ou em quartos.
  2. Descasque a cenoura, uma cebola e dois  dentes de alho.
  3. Crave os dois cravinhos na cebola.
  4. Leve um tacho ao lume forte coloque o pato, sal, o chouriço cortado ao meio, a cebola com os cravinhos, os dois dentes de alho, o louro, a pimenta preta e a salsa, tudo coberto de água e deixe levantar fervura.
  5. Depois de estar a ferver, reduza o lume e deixe cozer, tapado, durante cerca de 1 ½ horas, até que o pato esteja bem cozido, libertando os ossos com facilidade.
  6. Retire o pato da cozedura e deixe arrefecer.
  7. Desfie a carne em pedaços pequenos, limpando-a de pele e ossos.
  8. Corte metade do chouriço em rodelas e pique finamente a outra metade.
    Coza o arroz no caldo da cozedura do pato, previamente filtrado. Não deixe o arroz cozer demasiado.
  9. Quando o arroz estiver cozido, escorra-o e reserve.
  10. Numa caçarola, aqueça o azeite com a restante cebola e o restante alho, picados. Deixe apenas clarear.
  11. Adicione o vinho branco e deixe cozinhar em lume brando durante 5 minutos.
  12. Adicione a carne de pato e o chouriço picado e verifique os temperos.
  13. Envolva todos os ingredientes muito bem e deixe cozinhar em lume brando durante mais 5 minutos, cortando o lume logo após.
  14. Aqueça o forno a 200ºC com a grelha no centro.
  15. Num tabuleiro de forno relativamente fundo disponha em camadas o arroz e o recheio de pato, alternadamente, tentando obter 5 camadas, começando e terminando com arroz.
  16. Espalhe as gemas de ovo batidas com uma ou duas colheres de água sobre toda a superfície do tabuleiro e, num toque final, decore com rodelas de chouriço e queijo ralado.
  17. Leve o tabuleiro ao forno já quente durante 10 a 15 minutos, até que fique ligeiramente dourado;Sirva com salada verde.

Bom proveito!

Pode interessar-lhe também:

O conteúdo Arroz de Pato Especial aparece primeiro em Ideias e Receitas rápidas fáceis e deliciosas.


Arroz de Pato Especial Publicado primeiro em https://www.ideiasereceitas.com/

Jogo de banheiro de crochê: 80 ideias e tutoriais cheios de charme

O jogo de banheiro de crochê pode deixar o espaço charmoso e mais aconchegante, não só para as visitas, mas também para que sua rotina diária seja ainda mais confortável.

Pensando nisso, preparamos uma lista de inspirações que vai fazer você se apaixonar e desejar ter um jogo de crochê em seu banheiro ou lavabo. Ainda, se você for uma entre as crocheteiras de plantão, veja alguns tutoriais de jogos belíssimos que, com certeza, você vai conseguir reproduzir sem dificuldade. Divirta-se!

Índice do conteúdo:

80 fotos de jogo de banheiro de crochê para encher os olhos

Não sabe qual o modelo escolher para o jogo de banheiro de crochê? Essa lista de inspirações traz 80 modelos maravilhosos para deixar o ambiente mais charmoso.

1. O jogo de crochê para o seu banheiro pode ser simples

2. Ter poucas cores e ser bem discreto

3. Uma cor só é a preferência de quem gosta de manter a discrição

4. Com apenas um detalhe, o jogo de banheiro de crochê fica incrível

5. O que importa é a perfeição do trabalho do artesão

6. Essa cor é incrível, muito elegante

7. O branco pode ornar com outra cor para dar um up no jogo de banheiro de crochê

8. Tons terrosos podem deixar o banheiro mais discreto e muito chique

9. O simples pode ser bastante elegante com os detalhes

10. Você pode optar por uma borda colorida para dar mais vida

11. E cor ao ambiente

12. O branco é uma das opções mais queridas

13. Mais uma inspiração do crochê branco

14. Você pode optar por tons mais escuros

15. Olha que elegância esse preto e branco

16. Esse jogo de crochê para banheiros em cor escura é lindo

17. Um azul marinho também é uma ótima opção

18. Mais um modelinho escuro com detalhe vermelho

19. O jogo de crochê é um charme e fica perfeito no seu banheiro

20. O bordô é uma cor que está em alta

21. Há quem prefira estampas

22. Mais estampas

23. Olha que incrível essa combinação

24. Dá até vontade de ter um, não é mesmo?

25. Essa estampa é diferente e cheia de personalidade

26. Uma opção é a misturinha de crochê e pelúcia

27. Outra, a união de tons suaves e delicados

28. É uma fofura, não é mesmo?

29. Você pode usar a inspiração da Disney e montar um jogo de crochê da Minnie

30. Que vai deixar seu banheiro superdivertido

31. Olha esse modelinho de jogo de banheiro de crochê de coruja

32. Impressionante, não?

33. Para o banheiro das crianças, que tal investir em personagens?

34. Ou um modelinho de unicórnios

35. Que são uma fofura!

36. Esses Minions não são divertido?

37. Há também a opção para quem ama ballet

38. Há quem prefira um conjunto mais romântico

39. Olha que lindo esse modelinho com flores

40. Os jogos de banheiro de crochê com flores são muito lindos

41. São delicados

42. E trazem um toque de feminilidade

43. O jogo pode combinar com os outros detalhes do ambiente

44. Essas flores aplicadas em crochê são incríveis, perfeição de detalhes

45. Já percebeu que os jogos floridos são os favoritos, não?

46. Esse inspirado em girassóis, por exemplo, é muito fofo

47. Olha que perfeição esse jogo cheio de detalhes

48. Esse jogo de banheiro em formato de coração é só amor

49. Uma florzinha delicada para dar todo o charme

50. Você pode deixar o seu banheiro no clima de datas comemorativas

51. Um jogo quadrado é uma ótima opção

52. Além de atender suas necessidades

53. Ele dá um toque de originalidade

54. Um modelo com tapete quadrado e com capa oval

55. Esse modelo oval também é uma opção para o seu banheiro

56. O crochê pode vir apenas na borda das peças

57. Olha esse jogo de banheiro amarelinho, que charme!

58. Esse jogo de banheiro traz um detalhe a mais para a caixa acoplada do aparelho sanitário

59. Olha essa combinação do jogo com um banheiro em tons escuros

60. O encanto de um jogo de crochê com flores aplicadas

61. Esse jogo é trabalhado em camadas de crochê

62. Você pode apostar nos detalhes para deixar o banheiro mais charmoso

63. Esse jogo de banheiro de crochê em candy colors é uma fofura, não é mesmo?

64. Olha que inspiração esses tapetes

65. Esse modelinho é delicado, mas cheio de charme

66. O laranja é uma cor bem viva que traz alegria para o ambiente

67. Não tem como não se apaixonar por esse conjunto para banheiro

68. Esse jogo de banheiro de crochê muito bem trabalhado é incrível, não é mesmo?

69. Esse conjunto completo vai deixar as visitas apaixonadas

70. Há quem prefira deixar o banheiro ou lavabo bastante completo

71. Podem ser simples ou ter detalhes perfeitos

72. Os detalhes fazem toda a diferença

73. Detalhes, detalhes e mais detalhes

74. O jogo de banheiro de crochê pode ser em diversos formatos

75. Os tapetes podem ter vários formatinhos de acordo com seu desejo

76. Esse jogo de banheiro de crochê inspirado em azulejos é incrível!

77. O jogo de banheiro de crochê deve combinar com a decoração do ambiente

78. O crochê traz consigo uma beleza original

79. Seja qual for o modelo escolhido, o crochê sempre vai ser uma ótima escolha

80. O jogo de banheiro de crochê pode ser uma obra de arte.

Como você viu, jogo de banheiro de crochê pode ser o que falta para o seu banheiro ficar com um charme a mais e encher os olhos das visitas. Seja discreto ou mais trabalhado, o conjunto deve combinar com o ambiente e imprimir a personalidade dos moradores.

Jogo de banheiro de crochê passo a passo

É possível aprender a fazer um jogo de banheiro de crochê e deixá-lo com a sua cara. Separamos alguns vídeos passo a passo para você fazer a sua arte e deixar o banheiro incrível.

Jogo de banheiro simples

No vídeo, você vai aprender a montar o seu próprio jogo para banheiro de forma simples e fácil. O jogo de tampa e tapete com círculos de bicolor pode ser uma ótima maneira de começar.

Jogo de banheiro com borboletas

Aqui, você vai aprender um nível mais alto do crochê. O vídeo ensina como confeccionar um jogo de crochê para banheiros em formato de borboletas. O passo a passo é simples.

Jogo de coruja

Já nesse vídeo, você vai aprender a fazer um dos jogos de banheiro mais queridinhos e populares: o jogo de banheiro de coruja. Parece muito difícil, mas com prática e muita atenção, você monta o seu próprio jogo em crochê.

Jogo de banheiro em espiral

Um outro modelo que está em alta é o jogo de tapete em espiral. Ele é lindíssimo e você pode fazer o seu em casa. Esse vídeo ensina o passo a passo para ter o seu próprio jogo de banheiro de crochê em espiral.

Jogo de banheiro em barbante

Esse já é um vídeo que explica como fazer um jogo de banheiro mais detalhado. Você aprenderá a técnica de crochê em barbante para confeccionar o seu próprio jogo.

Flor de crochê

Para os jogos de banheiro com flores aplicadas, você precisará aprender a confeccioná-las. Nesse vídeo, você aprenderá a fazer flores incríveis e cheias de detalhes para aplicar nos tapetes e na tampa do vaso.

Você se convenceu em colocar um jogo de banheiro na sua casa? Claro, né? Essas inspirações são apaixonantes e podem fazer a diferença na decoração do ambiente, deixando-o mais aconchegante e charmoso.

O post Jogo de banheiro de crochê: 80 ideias e tutoriais cheios de charme apareceu primeiro em Dicas de Mulher.



Jogo de banheiro de crochê: 80 ideias e tutoriais cheios de charme Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br/